terça-feira, 14 de agosto de 2012

Energia e forças conservativas e não-conservativas

Para ajudar a entender estes conceitos, selecionei um video do Novo Telecurso que está em 2 partes (lembrando que esta força dissipativa é a força não-conservativa).



Como para uma força dissipativa é irreversível o processo de transformar a energia no formato anterior, como por exemplo transformar o calor do atrito das mãos em energia cinética para a mesma, ou o som de um ranger de uma cadeira em energia potencial ou cinética para o assento. Já a queda livre de um objeto, oringinado pela Força-Peso que é uma força conservativa que permite que a energia cinética e potencial sejam reversiveis. O atrito e a resistência do ar são forças não-conservativas. A partir disto se observou que  para a energia mecanica não importa o caminho onde ocorre a execução dessa força, porque a energia é totalmente reversível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário