Como para uma força dissipativa é irreversível o processo de transformar a energia no formato anterior, como por exemplo transformar o calor do atrito das mãos em energia cinética para a mesma, ou o som de um ranger de uma cadeira em energia potencial ou cinética para o assento. Já a queda livre de um objeto, oringinado pela Força-Peso que é uma força conservativa que permite que a energia cinética e potencial sejam reversiveis. O atrito e a resistência do ar são forças não-conservativas. A partir disto se observou que para a energia mecanica não importa o caminho onde ocorre a execução dessa força, porque a energia é totalmente reversível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário