O criador desta teoria é o cientista britanico Peter Higgs ( página dele no site da Universidade de Edimburgo http://www.ph.ed.ac.uk/higgs/peter-higgs) que foi divulgado para o mundo cientifico em 1964. Este artigo teoriza sobre a existencia de uma particula que seria a responsável por dar massa a todas as particulas sub-atomicas. E explicar porque possuem massas diferentes entre si, sendo que por exemplo os léptons tem muito pouco e os quarks já possuem uma quantidade maior.
Transcrevo um trecho que retirei do Terra e que me chamou a atenção sobre este:
"O mistério, no entanto, é o que dá massa às partículas de matéria - e por que algumas destas partículas têm mais massa do que outras. A teoria que sustenta o bóson de Higgs é que a massa não derivaria de todas as partículas em si. Ao contrário, viria de um único bóson - o de Higgs - que reage fortemente a algumas partículas, e menos (ou não reage em absoluto) a outras.
Uma forma de visualizar isto é pensar em um coquetel onde há um grupo (os bósons) e recém-chegados (as partículas de matéria). Imagine o que aconteceria se um desconhecido entrasse na festa e atravessasse a sala. Apenas algumas pessoas o conheceriam e se aproximariam dele, e sendo assim, ele conseguiria cruzar o ambiente rapidamente, sem grandes obstáculos.
Mas o que aconteceria se uma celebridade entrasse? As pessoas se concentrariam em torno dela e seria mais difícil para ela cruzar o salão. Em termos físicos, esta partícula tem mais massa. "A ideia é que as partículas colidem contra os bósons de Higgs e este contato é o que as tornam mais lentas e lhes dá massa", explicou o físico e filósofo francês Etienne Klein."
O motivo do nome Partícula de Deus ter se difundido no meio cientifico tem 2 origens: A 1ª diz que ela ficou conhecida como "partícula de Deus", porque, assim como Deus, estaria em todas as partes, mas é difícil de definir. A 2ª, motivo real, diz que em 1993 o físico Leon Lederman (ganhador do Nobel) escreveu um livro falando sobre a partícula Boson de Higgs adjetivando-a de "maldita" pela dificuldade de encontrá-la. O revisor do livro achou que este nome seria muito impactante e ofensivo e resolveu mudar de "Goddamn Particle" para "God Particle".
Através da construção dos conceitos da física moderna (entre eles Max Planck e Albert Einstein entre outros) chegou-se a conclusão que energia, ou seja, fótons possuem um valor equivalente em massa sendo esta calculada em gigaelétron-volt, ou "GeV".
Através da aceleração dos átomos dentro do LHC eles incentivam a colisão para observar o aparecimento de sub-partículas e poderem analisá-las.
Mas este Boson é instável e permanece pouco tempo neste nível de energia em torno de 10-20 segundos ou menos (0,00000000000000000001 segundos) . Com este decaimento tão rapido provoca uma dificuldade na obtenção de dados do experimento.
Realmente podemos dizer que foi encontrado um bóson desconhecido até então. Existem grandes indícios que realmente esta partícula possa ser o Bóson de Higgs mas os pesquisadores estão cautelosos para não fazerem qualquer afirmação precipitada. Por isso ainda serão necessários mais estudos e experimentos, principalmente pelo rápido decaimento desta. Enquanto isto precisamos aguardar as novidades que o CERN trarão ao mundo!
Links relacionados:
Unicamp
Links relacionados:
Explicação da Física de Partículas (c/ professor da Unicamp)
http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/evolucao-da-fisica-de-particulas/
http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/evolucao-da-fisica-de-particulas/
Até mais!

Nenhum comentário:
Postar um comentário